PESQUISAR 0800 605 1100

Intercorrências clínicas domiciliares e importância do plantão para a redução das hospitalizações

0

INTRODUÇÃO

O envelhecimento populacional e aumento de doenças crônico-degenerativas são os principais fatores responsáveis pelo desenvolvimento das práticas de cuidado em âmbito domiciliar.  Nesse contexto, tornando-se necessário que os serviços de atenção domiciliar busquem as melhores práticas e alternativas inovadoras a fim de garantir qualidade na assistência e redução do número de hospitalizações.

 

OBJETIVO

Analisar o perfil de intercorrências clínicas de pacientes atendidos pelo plantão 24h de um serviço privado de atenção domiciliar.

 

METODOLOGIA

Trata-se de um estudo descritivo e retrospectivo da análise das intercorrências clínicas entre o período de setembro de 2017 a agosto de 2018.

 

RESULTADOS

Foram contabilizados 10.620 atendimentos de intercorrências clínicas. Dentre as principais queixas verifica-se que sintomas respiratórios representavam a maior parte das intercorrências (24,32%), seguidas de prostração (10,68%) e sintomas urinários (5,94%).  Aplicando os fluxos de gerenciamento de intercorrências clínicas, foi possível resolver 90% dessas no domicílio, evitando o encaminhamento do paciente à atenção hospitalar. No período avaliado as taxas de hospitalização geral do serviço oscilaram entre 5,7% e 4,3%.

 

CONCLUSÃO

Sintomas respiratórios representam o maior número de intercorrências clínicas em domicílio, seguidos de prostração e sintomas urinários. A presença de plantão 24h e a aplicação de fluxos de gerenciamento de intercorrências evitou a hospitalização desses pacientes em mais de 90% dos casos. Observa-se que as taxas de hospitalização do serviço foram menores que as taxas publicadas pelo pela União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (19,9%). Conclui-se que a expansão da atenção domiciliar e que o seu aprimoramento contínuo pode contribuir não só para a redução efetiva das taxas de hospitalizações, mas também para a reorganização dos sistemas de atenção à saúde.

 

Últimos Posts

CaptaMed © Todos os direitos reservados.