PESQUISAR 0800 605 1100

Intervenção específica: uma estratégia na atenção domiciliar para evitar hospitalizações em pacientes com quadro infecioso

0

INTRODUÇÃO

As mudanças demográficas, epidemiológicas, sociais e culturais têm levado, diversos países, a repensarem seu modelo de atenção à saúde e modalidades de cuidados oferecidas. Nesse cenário, as diversas formas de Atenção Domiciliar aparecem como soluções interessantes e inovadoras para a reorganização dos sistemas de atenção à saúde, como a empresa mineira Captamed Cuidados Continuados LTDA. O perfil dos pacientes atendidos pela Captamed, na grande maioria, são idosos portadores de doenças crônico-degenerativas, atendidos nas modalidades de Internação Domiciliar, Assistência Domiciliar, Gerenciamentos de Casos, Intervenção Específica e Cuidados Paliativos. Os programas de Atenção oferecidos trabalham, sobretudo, a capacitação da família, cuidador e paciente, visando a promoção da saúde, prevenção de infecções e eventos adversos, diminuindo significativamente o número de hospitalizações.

 

OBJETIVO

Apresentar a estratégia utilizada pela Captamed-BH para redução das hospitalizações de pacientes assistidos com quadros infecciosos.

 

METODOLOGIA

Análise retrospectiva e descritiva dos tratamentos indicados para os quadros infecciosos.

 

RESULTADOS

Em 2015 foram atendidos 3789 pacientes. Foram notificadas ao Programa de Controle e Prevenção de Infecções e Eventos Adversos (PCPIEA) 44 infecções relacionadas à assistência e 1820 infecções comunitárias. Foram indicados 1156 tratamentos com antibioticoterapia injetável, guiadas muitas vezes por culturas ou história de politratamento hospitalar.

 

CONCLUSÃO

Das infecções tratadas, 62% tiveram a indicação de tratamento injetável, tratamento esse que só foi possível devido a existência do programa de Intervenção Específica.  Esse programa é uma modalidade de atendimento destinado aos pacientes já acompanhados que necessitam de tratamento de doenças agudas com uso de medicamento injetável e indivíduos hospitalizados que possuem condições clínicas para uma desospitalização, proporcionando conforto, bem-estar, tranquilidade e segurança aos pacientes.

Últimos Posts

CaptaMed © Todos os direitos reservados.