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13 de janeiro de 2020

Envelhecer e continuar ativo é um desafio para cerca de 29 milhões de brasileiros que já passaram dos 65 anos de idade.

Conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), até 2060, a população idosa será de 25,5%, sendo um em cada quatro pessoas com mais de 65 anos, considerada uma das fases mais delicadas da vida em decorrência dos cuidados com a saúde mental e física. É um período sabático e desacelerado que qualquer ser humano enfrenta, sendo extremamente necessário se preparar para envelhecer com muita saúde e vigor.
A prática de exercícios físicos, manter uma alimentação adequada e dormir pelo menos 8h são alguns dos requisitos básicos que todos devem adotar para garantir uma vida com qualidade e mais longeva.
É comum as pessoas se espantarem ao encontrar uma pessoa idosa participando de corrida, por exemplo. Não é normal, porém, deveria! Estar em dia com suas idas ao médico e beber água, entre outros fatores, ajudam, e muito, na manutenção eficiente do corpo e organismo e na memória também.
Envelhecer com saúde requer de alguns cuidados básicos. Por isso, separamos 5 dicas para você seguir seu cotidiano ativamente na 3ª idade. Confira!

Pratique Exercícios

A prática de atividades físicas contribui bastante para o fortalecimento e saúde física e mental. O exercício com recomendações e limitações médicas contribui com a prevenção, combatendo diversas doenças.
A atividade aeróbica, por exemplo, segundo o portal, sbgg.org.br/dicas, gera energia e melhora o condicionamento cardiorrespiratório, a produtividade, libido, tônus muscular, memória, evita a tensão e ansiedade, proporcionando maior qualidade de sono.
Não apenas os exercícios aeróbicos, mas também os físicos, como caminhadas e esportes melhoram a saúde mental, promovem o contato social, reduzem o risco de quedas e proporcionam mais independência, de acordo com o site, globoesporte.globo.com.

Alimentação Saudável e Correta

Se tem algo no cardápio que nunca deve sair de moda são as vitaminas, cálcio e proteínas, entre outros nutrientes. Juntamente com a chegada da 3ª idade, surgem também algumas limitações para o organismo e o corpo. É comum a exigência de se consumir mais alimentos ricos em ômega 3 e aqueles que controlem o colesterol e a glicose etc.
Não apenas comer bem, também é necessária atenção ao preparo e cultivo dos alimentos. É fundamental mastigar e engolir devagar, pois o processo de digestão é lento.
Cuidado Com o Álcool e Cigarro
O cigarro e álcool são antônimos ao quesito saúde e vida longa. Uma pesquisa publicada pela Folha de São Paulo apontou que 9% dos brasileiros na 3ª idade consomem bebida alcoólica diariamente. O alcoolismo causa um grande impacto no sistema nervoso, cardiovascular, circulatório e gastrointestinal.
A bebida associada ao uso de cigarros ou calmantes, situação frequente entre idosos, provoca um estrago ainda maior.
Outra pesquisa divulgada pelo mesmo jornal apontou que a taxa de idosos fumantes é menor, porém não deixa de ser alarmante e um terrível descuidado à saúde, já que o tabagismo está associado a diversas doenças, como câncer, problemas respiratórios etc.

Atenção Para a Diabetes e Colesterol Alto

O colesterol alto e a diabetes são algumas das doenças mais comuns em boa parte da população idosa. A grande preocupação é que quando não tratada adequadamente, a diabetes compromete a saúde em um período que já requer maiores cuidados. Os diabéticos devem seguir uma dieta para o controle glicêmico, evitando as temidas complicações da síndrome, segundo o site nutri.com.br.
O controle do colesterol e da glicemia é essencial. A alimentação adequada, evitando comidas com alto teor de gordura e açúcar, proporciona mais nutriente ao organismo, associados à prática da atividade física, sendo hábitos diários para uma pessoa com idade superior a 65 anos.

Durma Bem

É muito comum a ocorrência de algumas alterações no organismo, corpo e mente, como esquecer, dormir pouco ou muito, entre outras situações, geralmente relacionadas ao uso contínuo de medicamentos.
Uma boa noite de sono e repousar durante um tempinho do dia, devem ser parte da rotina de todo idoso. Dormir bem faz parte do processo da velhice, sendo fundamental cuidado e atenção em relação a esse hábito.

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